
Paranhos deu mais um passo significativo rumo ao resgate de sua história e embelezamento da cidade. O Prefeito Donizete Viaro e a Presidente da Câmara de Vereadores, Professora Beth, estiveram presentes em uma reunião marcante, onde foi apresentado o Projeto do Forte Iguatemi. Professores arquitetos da renomada Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Uniderp compartilharam sua proposta inspiradora, que se baseia no Forte de Nossa Senhora dos Prazeres do Iguatemi e visa criar um Portal, uma Concha Acústica e um memorial, proporcionando um espaço para eventos e estudos em Paranhos.
A reunião contou com a participação presencial e virtual de importantes Entre eles, Prof. Dra. PHD. Maria Margareth Escobar Ribas Lima, Coordenadora do Projeto, Nilde Brum, Presidente da FAPEC. Prof. Dr. José Alberto Ventura Couto, Prof. Dra. Juliana Vilela, Prof. Dr. Rodrigo Mendes, Prof. Dra. Victoria Mauricio Delvizio, Miriam Jara - Secretária de Planejamento, Dinho - Gestor do Previpar, a jornalista Juliana Rezende da Fapec, Sandro Omar de Oliveira, assessor do Dep. Federal Vander Loubet além de alunos e estagiários da UFMS e Uniderp.
O Prefeito Donizete Viaro expressou sua gratidão pelo trabalho realizado e destacou a importância de preservar a história e a identidade de Paranhos. Em suas palavras: "É fundamental resgatarmos nossa história, para que nunca esqueçamos tudo o que aconteceu antes, no passado. A Prefeitura está totalmente empenhada em dar andamento a esse processo, que irá trazer, também, beleza para Paranhos. Vamos valorizar nosso patrimônio e criar um ambiente propÃcio para o desenvolvimento cultural e educacional".
O Deputado Federal Vander Loubet também se manifestou sobre o projeto, destacando o empenho em trabalhar em equipe para preservar a história de Paranhos. Em suas palavras: "É fundamental unirmos esforços para garantir que nossa história não se perca. Paranhos está dando um passo importante ao investir na preservação de seu patrimônio. Estou comprometido em apoiar essa iniciativa e contribuir para o desenvolvimento cultural e turÃstico de nossa cidade
A Vereadora Beth ficou emocionada com a apresentação do projeto e ressaltou a relevância desse empreendimento para a sociedade. "Estou encantada com tudo o que foi apresentado. Esse projeto será importantÃssimo para nossa cidade, resgatando nossa história e fortalecendo nossa identidade cultural. Paranhos merece esse investimento!"
Nilde Brum, Presidente da FAPEC, ressaltou a importância tanto da obra em si quanto do estudo histórico que a acompanha. Ela enfatizou o comprometimento de todos os envolvidos em tornar o projeto realidade: "Estaremos empenhados em fazer com que essa proposta se concretize. Paranhos será beneficiada com uma obra de grande valor histórico e cultural, que irá fortalecer nossa identidade como comunidade".
A preservação da história é a garantia do futuro e do conhecimento", destaca a Prof. Dra. PHD. Maria Margareth Escobar Ribas Lima, Coordenadora do Projeto. Em sua fala ressaltou a importância de valorizar e preservar a história de Paranhos como um meio de garantir um futuro rico em aprendizado e sabedoria.
O Projeto Forte Iguatemi, coordenado pela Prof. Dra. Maria Margareth, busca resgatar a identidade cultural do municÃpio, criando um espaço de memória e conhecimento. Essa iniciativa fortalece a conexão entre o passado e o futuro, promovendo o desenvolvimento cultural e educacional de Paranhos.
Com a conclusão da apresentação, o projeto entra agora na fase de elaboração e levantamento de custos, visando a concretização de um espaço cultural e histórico de destaque em Paranhos. Esse importante passo promete transformar a cidade, mantendo viva sua história e oferecendo à população um ambiente rico em cultura e conhecimento.
Â
Texto e Fotos: Joaz – Agência All Time Brasil
Fonte: Assessoria
Galeria de Fotos






